01 novembro 2012

Nós somos o barro e Deus é o oleiro


"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos." Isaías 64:8



A pregação do culto de ontem foi sobre o barro nas mãos do oleiro. Nós somos o barro e Deus é o oleiro.

Mas porque será que Deus escolheu o barro para fazer esta comparação?

1. O barro é moldável
O barro é um material que era muito utilizado antigamente, pela sua capacidade de ser moldado. Se o barro estava muito duro, era só acrescentar água, e se estava muito mole era só acrescentar mais barro. Quem olhava para este material só conseguia ver um monte de terra, mas através dele eram feitos utensílios diversos, de acordo com o que o oleiro quisesse moldar.

Da mesma forma somos nós. Deus quer que sejamos maleáveis, flexíveis a ponto de deixar que Ele nos molde como bem quiser. Se o nosso coração estiver muito duro ou muito mole como Deus poderá nos manusear? Deus não vai começar a te moldar se o seu coração não estiver pronto, e quanto mais você endurecer ou desistir, mais tempo vai durar o processo doloroso da moldagem.

2. O barro se apega a outros materiais
Com o tempo foi descoberto o vidro e os utensílios de barro foram deixados de lado, pois o vidro não guarda o gosto daquilo que é colocado nele, já com o barro ocorre o contrário. Quando você coloca café numa jarra de barro, por exemplo, a jarra absorve o gosto do café e nunca mais deixará este gosto.

Deus quer que sejamos como o barro neste aspecto, Deus quer nos encher do Espírito Santo, e nós não podemos jamais nos esquecer do Espírito. Uma vez cheio do Espírito, para sempre o teremos em nós!

3. O barro separa os vasos de honra de de desonra
O barro é o tipo de material que denuncia a fraqueza do vaso. Se o vaso não está forte o bastante ele vai se quebrar na mão do oleiro, ou vai aparecer uma rachadura quando for ao forno. Não dá para esconder um defeito do vaso de barro, não dá para remendar, é preciso quebrar e fazê-lo novamente.

Se enquanto Deus estiver te moldando você quebrar pode ter certeza que é porque o seu coração ainda esta muito duro, ou muito mole. Se aparecer uma rachadura é porque você ainda não está firme o suficiente. Um vaso para honra não pode deixar escapar água por causa de uma rachadura, não pode quebrar facilmente, ou então estará desonrando o oleiro que o fez. É como se fosse o controle de qualidade de Deus.

Mas o bom é saber que Deus não desiste do barro. Ele não joga fora o vaso quebrado, mas o quebra, poe mais água e o molda novamente. Deus não desiste de nós, mas a cada vez que nós rachamos, desistimos, Ele permanece fiel e continua sua obra em nossa vida!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...