15 fevereiro 2012

Devocional - Gálatas 5.16-25


A paz do Senhor!

Hoje o Senhor nos fala através do texto de Gálatas 5:
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."
Gálatas 5:16-25
Creio que todos já ouviram alguma mensagem ou ensinamento a respeito do fruto do Espírito. 
O interessante sobre esse texto é que não são OS frutos do Espírito, mas é O fruto. Embora sejam várias qualidades, o fruto é um só. Ou você tem tudo ou não tem nada. Não adianta dizer que tem o fruto do Espírito se ainda falta amor, ou domínio próprio, por exemplo. Então eu preciso ter todas essas qualidades para ter o fruto do Espírito. Da mesma forma, ou eu ando na carne ou ando no Espírito, um é o oposto do outro. Não tem um meio termo.

Se pensarmos na palavra "fruto" podemos entender melhor do que o apóstolo Paulo deseja dizer.
Fruto é a consequência de algo. O que eu planto eu colho. Então é como se fosse a consequência de andar em Espírito. Se ando na carne, faço as obras da carne. Se ando no Espírito, colho o fruto do Espírito. Ou seja, só é possível ter todas as qualidades do fruto do Espírito se eu andar em Espírito. O Espírito Santo de Deus é quem gera em nós os seus frutos. Um relacionamento com Deus vai plantando em mim a semente do Espírito Santo. 

Eu sempre gostei dos ensinamentos sobre esse tema, mas eu sempre me sentia incomodada porque não conseguia (e ainda não consigo) ter todas essas qualidades, achando que o Espírito de Deus não estava em mim. Mas na verdade não vamos conseguir ter todas essas qualidades enquanto estivermos tentando conquistas cada uma delas separadamente. A única forma de ter o fruto completo em nós, é andar em Espírito, pois é Ele quem gera em nós essas qualidades. O que temos que fazer é matar a nossa carne, todos os dias.

Quanto mais buscamos viver no Espírito, mais teremos do seu fruto em nós.
"Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."



Ontem eu ouvi uma pregação, e um palavra me chamou atenção, a respeito de Jó. A bíblia diz que ela era um homem íntegro, reto e temente a Deus, e se "desviava do mal". (Jó 1.1)

Fiquei pensando nisso: ele se desviava do mal! É como se dissesse: "O mal está ali, então eu vou pra cá."

Se desviar! Ir para outra direção. Fugir dele. 



"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências."






O segredo para ter o fruto do Espírito é viver no Espírito. Matar a carne.



"Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rm 6.2)

Eu sei que temos falado muito a respeito de fugir do pecado ultimamente, mas isso é vida cristã. E é tão bom quando sentimos o Espírito Santo tratando de nossas vidas, nos direcionando, mostrando para nós os nossos erros, porque isso é sinal de que Ele quer colocar o seu fruto em nós. 
Receba a palavra que o Senhor tem para sua vida hoje, pois Ele quer cuidar de você!

Rebeca Oliveira




Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus irmã Rebeca..Muito valioso seus comentários....Beltrão.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...